Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

TRICOMONÍASE

Descrição: O protozoário Trichomonas vaginalis causa uma infecção no trato genituário da mulher e do homem, É o tipo mais frequente de vulvovaginite na mulher adulta. O contato sexual é a principal via de transmissão. O tricomona aloja-se na vagina, na uretra, e provavelmente na bexiga do homem e da mulher. Em condições especiais é possível a transmissão por meio de banheiros públicos, saunas, toalhas de banho e material mal esterilizado usado em exame ginecológico, mas esses casos são raríssimos.

Ciclo de vida do Trichiomonas


Sintomas e sinais: Normalmente, apenas as mulheres apresentam sintomas associados à infecção por Trichomonas. Os sintomas incluem a inflamação do colo do útero (cervicite), a uretra (uretrite), e da vagina (vaginite), que produzem uma sensação de coceira ou ardor. O desconforto pode aumentar durante a relação sexual e urinária. No homem causa uma uretrite de manifestações em geral discretas (ardor e/ou prurido uretral e secreção brancacenta, amarelada ou amarelo-esverdeada), podendo, eventualmente ser ausentes em alguns e muito intensas em outros.





Incidência: é mais frequente a transmissão heterossexual, mas ocorre também entre homossexuais femininas.

Complicações/Consequências: A tricomoníase é associada com maior risco de transmissão do HIV, pode causar um baixo peso ou nascimento prematuro da criança (em casos de gestantes). A tricomoníase é também associada com o aumento das chances de câncer de colo uterino. Essa evidência sugere que a infecção no sexo masculino potencialmente aumenta os riscos de câncer de próstata desenvolvimento na disseminação devido à inflamação

Prevenção: uso de preservativos.

Diagnóstico e tratamento: A tricomoníase é diagnosticada pela observação visual do tricomonas através de um microscópio. Nas mulheres, o examinador coleta da amostra, durante um exame pélvico, inserindo um espéculo na vagina e em seguida, usando um aplicador de algodão para recolher a amostra. A amostra é então colocada sobre uma lâmina de microscópio e enviada a um laboratório para ser analisado. O exame também pode revelar pequenas úlceras vermelhas na parede vaginal ou colo do útero.O tratamento pode ser oral para o homem e local para a mulher. Para não-grávidas e gestantes geralmente utiliza-se metronidazol, mas com precaução, especialmente nos estágios iniciais da gravidez. Os parceiros sexuais, mesmo que assintomáticos, devem ser tratados simultaneamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário