Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

O QUE SÃO DST's?

DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são doenças, infecções e infestações causadas, geralmente, por microorganismos patogênicos, mas também por alguns macrorganismos, que se instalam sobre, próximo ou dentro dos órgãos genitais ou em partes do corpo utilizadas no relacionamento sexual.
Entre os agentes infecciosos se encontram os vírus, os fungos, as bactérias e os parasitas, que felizmente não resistem muito tempo fora do organismo por efeito da luz solar, temperatura, dessecamento, agentes químicos e outros. Esses agentes infecciosos acabam sendo transportados pelo sêmen e por fluídos sexuais.  Pode haver também transmissão dessas doenças por vias não sexuais, ou seja, em que não haja, necessariamente, o contato sexual. Porém esse tipo de transmissão é menos frequente e há raríssimos casos confirmados.
Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reações orgânicas comuns de seu organismo.
O ramo da medicina que estuda as DST é denominado no Brasil "Deessetologia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário