Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

DÚVIDAS FREQUENTES

Sobre Gonorréia ...




- Banhos de assento ajudam pacientes com gonorreia?
 “Banhos de assento não ajudam a curar a gonorreia. Aliás, se forem feitos com muita frequência, vão diminuir ainda mais a resistência da vagina”.

- Como deve ser realizado o parto da mulher com gonorreia para não contaminar a criança?
“É importante tratar a gonorreia assim que a doença for diagnosticada, porque aí não faz diferença a via do parto. Geralmente, quando há suspeita de que a gestante é portadora da doença, o parto é feito por via alta, ou seja, por cesariana, para evitar que a criança seja infectada e desenvolva oftalmia gonocócica”.

- O tratamento é realmente eficaz e quais as possíveis sequelas da doença?
“Adequadamente tratada, a gonorreia não deixa sequelas. Caso contrário, tanto no homem quanto na mulher, pode causar a infertilidade. O problema mais grave ocorre no aparelho geniturinário feminino, porque a infecção é silenciosa e pode agredir útero, ovários e trompas e o extremo desse espectro patológico é o óbito”.

As respostas foram dadas pelo Dr. Luiz Jorge Fagundes, médico dermatologista responsável pela área de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.



Sobre Sífilis...

- Quanto dura o período de incubação que vai do contato sexual que provocou a transmissão da bactéria Treponema pallidum causadora da sífilis ao aparecimento da primeira lesão?
“O período de incubação dura aproximadamente de três a quatro semanas. A primeira manifestação da doença (estágio de sífilis primária) é a presença do cancro duro, uma úlcera genital, que na maioria das vezes é uma lesão única, com borda bem definida, semelhante a uma moldura, sem pus no fundo e com base endurecida. Esse tipo de lesão é característico dos pacientes com imunidade íntegra. Nas pessoas com alterações da imunidade, por terem sido submetidas a transplantes e estarem tomando drogas imunossupressoras, ou por serem portadoras do vírus HIV ou já terem manifestado a Aids, as lesões deixam de ser únicas e passam a ser múltiplas. São lesões friáveis, ou seja, que sangram com facilidade, e, mesmo utilizando medicação específica, o tempo de cicatrização é muito superior ao dos pacientes com sistema de defesa íntegro”.

- Qual o destino da bactéria nas três ou quatro semanas do período de incubação?
“Assim que a bactéria penetra, começa a multiplicar-se no organismo. A úlcera representa sua presença no local de inoculação. Quando ela agride o tecido dos genitais, em torno dessa agressão, desenvolve-se um processo inflamatório, cujas células, os linfócitos, são as mesmas que o vírus da Aids tem predileção por infectar. Esse é o ponto de intersecção entre a sífilis e a Aids. Existem outros, mas esse é o mais importante.
Já que ambas são doenças sexualmente transmissíveis, o fato de existir uma lesão sifilítica ulcerada que acarreta um processo inflamatório composto por linfócitos - as células-alvo do vírus da Aids - faz com que a lesão seja a porta de entrada para o HIV e um reservatório disseminador do Treponema pallidum”.

- O que acontece depois da fase primária da doença, cujo principal sintoma é o aparecimento da lesão chamada cancro duro?
“Após o período de multiplicação, a bactéria entra na circulação, tanto sangüínea quanto linfática, e vai disseminar-se nos diversos órgãos”.

As respostas foram dadas pelo Dr. Luiz Jorge Fagundes, médico dermatologista responsável pela área de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.



Sobre Herpes Genital Simples...

- O que pode acontecer se o paciente interromper o uso da medicação?

O herpes é uma doença autolimitada. Se o sistema de defesa estiver bom, a cura é espontânea, mas permanece o risco de recidivas. Se o sistema de defesa estiver debilitado, o herpes genital pode disseminar-se e ser fatal.

- Quando o herpes genital não está aparente, o vírus pode ser transmitido?
Pode, pois  está provado que 15% das pessoas portadoras da infecção, mesmo que não tenham lesões aparentes, eliminam o vírus nas relações sexuais.




Sobre Citalomegalovirose...


- Quais as possíveis seqüelas da infecção pelo citomegalovírus?
A reativação oportunista do vírus em pacientes imunodeficientes pode provocar seqüelas funcionais como cegueira e paraplegia, por exemplo. Outras seqüelas importantes ocorrem nos casos de transmissão vertical do vírus, isto é, da mãe para o filho durante a gestação, pois o citomegalovírus congênito é a principal causa de retardo mental nas crianças.

O citomegalovírus pode ser transmitido pelo beijo como a mononucleose?
Como o vírus está presente na saliva e nas secreções respiratórias, o beijo é uma das vias que facilitam a transmissão do citomegalovírus.

- Como esse vírus não dá imunidade total e permite reinfecções variadas, o que se deve fazer, então?
Ganciclovir é contra-indicado durante a gravidez, particularmente no início, por causa dos efeitos tóxicos sobre o concepto. Dessa maneira, o que pode fazer é diagnosticar a infecção pelo citomegalovírus na criança ao nascer e tratar o neonato. Provavelmente, pelo fato de a infecção ter acontecido intra-útero, ele apresentará algumas lesões que poderão complicar seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário