Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

GIARDÍASE

Descrição: A Giardíase é uma infecção intestinal causada por um protozoário flagelado, Giardia lamblia, limitada ao intestino delgado e ao trato biliar. Este parasita apresenta-se sob as formas de trofozoítos que são as formas ativas vivendo e se reproduzindo no hospedeiro e as formas de cistos que são as formas infectantes e de resistência do parasita. Os cistos ingeridos, em passando pelo meio ácido do estômago, são ativados e se transformam em trofozoitos.
A maioria das epidemias comunitárias se dá por contaminação do suprimento de água. A contaminação direta se faz por transferência dos cistos através de mãos sujas de fezes para a boca e indiretamente pela ingestão de alimentos ou água contaminados. Animais contaminados como cães, gatos e gado. Os cistos contaminantes podem permanecer viáveis no meio ambiente por meses.

Sintomas e sinais: O período desde a ingestão dos cistos até o surgimento da doença varia de uma a quatro semanas. A maioria das infecções tanto em adultos como em crianças é assintomática caracterizando-se apenas pela eliminação do microrganismo. A infecção sintomática pode propagar-se com amplo espectro de manifestações clínicas, desde diarréia aguda com fezes aquosas e dor abdominal até diarréia crônica conseqüente à má absorção o que acarreta esteatorréia (fezes com excesso de gordura com mau odor e que aderem às paredes da louça sanitária) propiciando o surgimento de deficiência das vitaminas lipossolúveis e até mesmo déficit de crescimento. Os sintomas diarréicos são devidos a toxinas produzidas pela Giardia e a reação é atribuída à multiplicação dos parasitas.

Incidência: A transmissão é oral - anal e nesta situação tem como população de risco as pessoas pobres com más condições de higiene, crianças pequenas e, adultos que não tomam precauções higiênicas nas relações sexuais principalmente em sexo anal.

Prevenção: Medidas de higiene como lavar as mãos, precauções com a higienização dos alimentos principalmente daqueles consumidos crus, filtração da água, cloração da água distribuída, fervura da água não tratada, e o tratamento de pessoas e animais doentes são pontos importantes na prevenção da doença.

Diagnóstico e tratamento: O diagnóstico da doença é feito através do exame de fezes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário