Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

GONORRÉIA


Descrição: Gonorreia, blenorragia ou uretrite gonocócica é uma doença infectocontagiosa sexualmente transmissível, causada pela bactéria Neisseria gonorrheae. Ela acomete especialmente a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo.
A bactéria causadora da doença se dissemina pela corrente sanguínea, agredindo as grandes articulações ou causando feridas na pele. Pode também afetar a região anal e da orofaringe, resultando em obstrução do canal anal e alterações na voz, no caso da prática de sexo anal e oral.

Feridas na pele – Gonorreia


Sintomas: A bactéria da gonorreia provoca inflamação do canal da uretra, infecção, dor ou ardor ao urinar e saída de secreção purulenta através da uretra. Nos homens, em geral, os sintomas são mais aparentes. Nas mulheres, entretanto, a doença pode ser assintomática.

Diagnóstico: O período de incubação da doença é de cerca de 24 horas. Portanto, uma das maneiras de fazer o diagnóstico clínico da doença é perguntar quanto tempo depois da relação sexual apareceu a lesão e se a secreção lembra pus.
A comprovação do diagnóstico é feita a partir de exames laboratoriais específicos. Um dos exames que pode ser feito envolve a coleta de material diretamente da uretra.

Tratamento: Utiliza-se a azitromicina e uma série de outros antibióticos no tratamento da gonorreia, mas é dada preferência às medicações ministradas em doses únicas assistidas.
O tratamento da gonorreia é simples, barato  e está disponível gratuitamente na maioria dos postos de saúde.
Não sendo tratada, a doença pode causar infertilidade nos homens. Nas mulheres, pode chegar ao útero, às trompas e aos ovários e provocar um processo inflamatório que, além de infertilidade, é responsável por uma complicação grave, às vezes fatal, chamada doença inflamatória da pélvis.

Prevenção: Para a prevenção da gonorreia, é necessária a utilização de preservativos nas relações sexuais.



Articulações acometidas pela gonorréia



Sintoma da gonorréia

Nenhum comentário:

Postar um comentário