Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

CANDIDÍASE

Descrição: A candidíase, especialmente a candidíase vaginal, é uma das causas mais frequentes de infecção genital, causada por fungos sendo a espécie mais frequente a cândida albicans. Na maioria das vezes não é uma doença de transmissão sexual. Em geral está relacionada com a diminuição da resistência do organismo da pessoa acometida. O diagnóstico é feito no exame ginecológico através da identificação do fungo nas secreções vaginais.

Sintomas e sinais: Caracteriza-se por coceira, ardor, dispareunia (dor na relação sexual) e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos brancacentos, semelhante à nata do leite. Com frequência, a vulva e a vagina encontram-se inchadas e avermelhadas. As lesões podem estender-se pelo períneo, região perianal e inguinal (virilha). No homem apresenta-se com a balanopostite que é uma inflamação generalizada da glande (cabeça do pênis) e do prepúcio (dobra de pele e membrana mucosa de duas camadas retráctil que cobre a extremidade do penis) e eventualmente por um leve edema e pela presença de pequenas lesões puntiformes (em forma de pontos), avermelhadas e pruriginosas.








Prevenção: As principais formas de prevenção são bastante simples, e evitam também outras doenças, sendo elas: não usar medicamentos sem orientação médica; evitar uso de calças apertadas, calcinhas e meia-calças de tecidos sintéticos; manter uma alimentação balanceada; não utilizar duchas vaginais; realizar higiene adequada da região genital, com sabonete; secar bem a pele depois do banho e não permanecer muito tempo com roupas úmidas; ainda que os casos de transmissão durante a relação sexual (vaginal, anal ou oral) não sejam comuns, o uso da camisinha é importante.

Diagnóstico e tratamento: O tratamento é simples e consiste em uma dose oral de antifúngico ou creme vaginal, que deve ser indicada pelo ginecologista. Em pacientes com imunossupressão ou infecção mais grave, o tratamento deve ser por pelo menos sete dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário