Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

LINFOGRANULOMA VENÉREO

Descrição: é causada pela bactéria Chlamydia trachtomatis, em particular pelos serótipos (se diferem pela reação aos anticorpos) L1, L2 e L3 - mais frequentemente pelo L2 -, que se distinguem dos serótipos da bactéria que causam as doenças nos olhos e clamídia genital comum. O linfogranuloma venéreo caracteriza-se primariamente pela inflamação de vasos linfáticos e linfonodos. Nos países desenvolvidos, a doença era considerada rara antes de 2003.  No entanto, um recente surto na Holanda entre homossexuais chamou atenção para um aumento significativo na Europa e também nos Estados Unidos.

Sintomas e sinais: Estágio primário: ocorre o aparecimento de uma lesão genital primária de curta duração e se apresenta como uma ulceração ou pápula. Por ser uma lesão passageira (3 a 5 dias), frequentemente não é identificada pelos pacientes, especialmente do sexo feminino.


 Estágio primário 


Estágio secundário: Após a cura desta lesão primária, em geral depois de duas a seis semanas, surge o bubão inguinal que é uma inchação dolorosa dos gânglios de uma das virilhas (70% das vezes é de um lado só). Se este bubão não for tratado adequadamente ele evolui para o rompimento espontâneo e formação de fístulas que drenam secreção purulenta.


 Estágio secundário

Incidência: Esta infecção apresenta uma maior incidência nos homens entre os 20 e os 30 anos e é mais frequente em regiões de África, Ásia e América do Sul, sobretudo nos países em desenvolvimento, dada a falta de informação e de cuidados de saúde.

Complicações/Consequências: elefantíase do pênis, escroto e vulva. proctite (inflamação do reto) crônica e estreitamento do reto. 

Prevenção: A prevenção é feita através do uso do preservativo e da higienização dos órgãos sexuais após o coito.

Tratamento: O tratamento envolve antibióticos e pode envolver a drenagem dos bubões por aspiração com agulha ou incisão. Medidas de suporte adicional podem ser tomadas, como o reparo de fístula retovaginal ou colostomia para a desobstrução retal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário