Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

SÍFILIS

Descrição: Sífilis ou lues é uma doença infecto-contagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado.
Não sendo tratada rapidamente, a sífilis pode trazer prejuízos a vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.


Lesão localizada no pênis



Sintomas: Os primeiros sintomas da sífilis são lesões duras, mas nem sempre doloridas nos órgãos genitais, as quais também podem ocorrer no ânus, na pele, na gengiva, na palma das mãos e na planta dos pés.
Mesmo não sendo tratadas, essas lesões costumam desaparecer em alguns dias. Contudo, isso não indica que a doença tenha desaparecido. Ela continua ativa no organismo, podendo causar manchas avermelhadas na pele e nas mucosas (sífilis secundária e alterações no sistema nervoso central (sífilis terciária).



Lesão localizada na vulva (grandes lábios)

Diagnóstico: O diagnóstico pode ser confirmado por exame de sangue, nas fases iniciais da doença.


Tratamento: No tratamento da sífilis é utilizada a penicilina. Esse tratamento deve ser acompanhado com exames de sangue para verificar a evolução da doença.

Prevenção: Para a prevenção da sífilis, é necessária a utilização de preservativos nas relações sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário