Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

FTIRÍASE

Descrição: Chato (Pthirus pubis) é o parasita que causa pediculose pubiana ou ftiríase e habita os pelos da região pubiana principalmente, mas pode ainda ser encontrado nas coxas, baixo tórax, axilas e até na barba e no couro cabeludo. Assim como o piolho do cabelo, o chato aloja-se na base dos pelos, onde deposita seus ovos. Os chatos são disseminados através do suor, de roupas de uso pessoal, roupas de cama e de toalhas e contato corporal bem como através do contato sexual. Por isso, todos os parceiros com os quais o paciente teve contato sexual dentre os 30 dias anteriores ao diagnóstico, devem ser verificados e tratados, e o contato sexual deve ser evitado até que todos os parceiros tenham completado o tratamento com sucesso e estejam em processo de cura.
Devido a forte associação entre a presença de piolhos-púbicos e outras doenças sexualmente transmissíveis, pacientes nos quais o parasita foi diagnosticado, devem submeter-se a exames para identificar outras DSTs. A infecção de crianças e adolescentes pode indicar abuso sexual.


Sintomas: 
O principal sintoma é o prurido (coceira), geralmente na região pubiana, que resulta de uma hipersensibilidade à saliva do parasita e se torna intenso o suficiente em duas ou mais semanas após a infestação inicial. Na maioria das infestações uma mancha marrom acastanhado surge no local da picada, essa mancha permanece por cerca de dois dias, o que também é uma característica da infestação.


Diagnóstico: O diagnóstico pode ser feito pela observação dos piolhos e das lêndeas na base dos pelos e da presença de parasitas na pele da região afetada. Os piolhos pubianos disseminam umas manchas minúsculas de cor castanho escuro (excrementos dos piolhos) nas roupas íntimas (nas áreas onde elas entram em contato com os órgãos genitais e com o orifício retal). Os piolhos pubianos são particularmente difíceis de ser encontrados.


Prevenção: A única forma de evitar a pediculose pubiana é impedir o contato com os piolhos e a fixação das lêndeas. 

Tratamento: Loções de limpeza com Permethrin a 1% e piretrinas (substâncias pesticidas) podem ser utilizadas no tratamento da ftiríase e não devem ser utilizadas em mulheres infectadas que estejam grávidas ou amamentando. Tais agentes devem ser aplicados sobre a área afetada e enxaguados após 10 minutos. A resistência dos chatos a piretróides é algo raro. Um segundo tratamento após 10 dias é recomendado. É essencial mudar os lençóis da cama depois do primeiro tratamento. Os lençóis sujos devem ser fechados em sacos de plástico, sem ar e bem amarrados, e deixados durante 15 dias. Deste modo evita-se a reprodução de piolhos e ovos que poderão ter ficado nos lençóis e possibilitar uma re-infestação.
Quem vive na mesma casa do portador de pediculose pubiana deve receber tratamento preventivo.


Recomendações: 
  • Troque de roupas diariamente. Faça o mesmo com a roupa de cama e de banho todos os dias;
  • Lave as roupas em água quente ou mande lavá-las a seco se não puderem ser imersas em água;
  • Procure certificar-se de que todas as pessoas da família estão tomando os mesmos cuidados;
  • Não se esqueça de repetir a aplicação do remédio sete dias depois da primeira aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário