Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

DONOVANOSE

Descrição
Também chamada granuloma inguinal, a donovanose costuma ser transmitida pelo contato sexual, mas pode haver contágio sem ocorrência de ato sexual. Aparece em regiões tropicais e subtropicais e não é muito contagiosa.


Sintomas
Pequenos nódulos indolores aparecem após 10 a 40 dias após o contato com as bactérias. Depois do estouro dos nódulos, criam-se úlceras genitais que sangram. A infecção se espalha e mutila o tecido infectado. A infecção continua a destruir o tecido até ser tratada. As lesões ocorrem normalmente no pênis e bolsa escrotal do homem e nos pequenos lábios, vulva e púbis na mulher. Podem aparecer também no ânus. Raramente aparecem na parede vaginal ou no colo uterino. A exemplo, um caso na Índia levou a auto- amputação parcial do pênis. O microorganismo se espalha a partir de um hospedeiro para outro por contato com as feridas abertas.





Incidência: A incidência é maior em homens hetero e homossexuais, principalmente em pessoas de baixa condição sócio-econômica e em jovens em início de vida sexual.

Complicações/Consequências: deformidades genitais, elefantíase, tumores. O progresso das úlceras em última análise culmina para a destruição do tecido interno e externo, com vazamento extenso de muco e sangue. A natureza destrutiva da donovanose também aumenta o risco de superinfecção por outros patógenos.

Prevenção: uso de preservativos e higienização após o ato sexual.

Tratamento
Através de antibióticos: três semanas de tratamento com eritromicina, estreptomicina, ou tetraciclina, ou 12 semanas de tratamento com ampicilina são as formas padrão de terapia. Normalmente, a infecção começa a diminuir dentro de uma semana de tratamento, mas o período de tratamento completo deve ser seguido a fim de minimizar a possibilidade de recaída. Eventualmente o tratamento deve ser cirúrgico, quando o estágio da doença está bastante avançado. 




Um comentário:

  1. oi sou estudante do curso tecnico de enfermagem gostaria de receber imail sobre as dst mais conhecidas para auxilio em meu aprendizado obrigdaa

    ResponderExcluir